Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Psycho III (1986)

"Psico III" de Anthony Perkins com Anthony Perkins, Diana Scarwid, Jeff Fahey, Hugh Gillin, Lee Garlington, Robert Alan Browne, Claudia Bryar, Virginia Gregg, Juliette Cummins, Donovan Scott & Roberta Maxwell.

Um mês depois dos eventos do segundo filme, Norman Bates (Anthony Perkins) continua à frente do Motel Bates, escondendo o seu segredo sombrio na velha mansão Vitoriana. Recebe como hóspedes Duane Duke (Jeff Fahey), um aspirante a músico que Bates contrata como ajuda extra e Maureen (Diana Scarwid), uma freira em fuga que perdeu a Fé. Ao mesmo tempo, Tracy (Roberta Maxwell), uma ambiciosa repórter, chega a Fairvale no intuito de escrever um artigo sobre o aparentemente curado Norman Bates e começa a investigar o desaparecimento da velha senhora Emma Spool (Claudia Bryar). Sentindo-se ameaçado pela presença da repórter metediça e começando a apaixonar-se pela jovem freira, os conflitos internos de Norman vêem à tona e quando Duane descobre o seu segredo sombrio e tenta a chantagem, a onda de assassinatos em torno do Motel Bates recomeça subitamente...



A velha Mansão Victoriana

Terceira parte da franchise "Psycho" com Anthony Perkins a tomar as rédeas na direcção do filme, resultando num bastante competente produto final, tendo em conta ser o primeiro filme dirigido pelo actor tornado realizador. 







O estilo visual é fantástico; a encenação inventiva e o trabalho de câmara prodigioso com o auxílio da brilhante cinematografia de Bruce Surtees, colaborador usual de Clint Eastwood desde "Dirty Harry" ('71) apelando à técnica do "Mestre do Suspense" e director do filme original Alfred Hitchcock. 





O ambiente sombrio e o tipo de iluminação e cores usadas realçam a atmosfera bizarra do conjunto que oscila entre o gótico e o grotesco, digno de um "giallo" de Mario Bava ou Dario Argento. A destacar também o apurado sentido de humor negro que Perkins injecta subtilmente na película.




O tempo que Perkins viveu com o estigma do personagem, levou-o a conhece-lo como ninguém reflectindo-se no filme e mesmo com as exigências e certas alterações na trama por parte estúdio que com o emergente sucesso dos "slashers" nos anos 80 como as franchises de "Halloween" ('78), "Friday the 13th" ('80) ou "A Nightmare on Elm Street" ('84) levou-o a incluir cenas mais sangrentas em vez da violência mais sugerida do que vista dos filmes anteriores e cenas de nudez explícitas essenciais deste sub-género de cinema,



Anthony Perkins regressa como Norman Bates


a dignidade do seu Norman Bates mantém-se apesar de estar um pouco mais exagerado, nervoso e enlouquecido se comparado com o seu desempenho mais subtil em "Psycho II". 







Duane (Jeff Fahey)

Perkins descobriu ser portador de HIV no início das filmagens e acumulando a tarefa dupla de director e actor principal é notório o seu estado mais debilitado em algumas cenas, mas sem que isso interferisse, como o magnifico actor que era, com o seu desempenho. Jeff Fahey ("The Lawnmower Man" de '92 ou "Machete" de '10) interpreta o seu usual personagem oportunista e mau-carácter.












Maureen (Diana Scarwid)

Diana Scarwid (nomeada para um Oscar de Melhor Actriz Secundária por "Inside Moves" em '81 e de "Rumble Fish" e "Silkwood" ambos de '83") interpreta convincentemente, mas sem brilhar a ingénua freira Maureen. O porquê desta actriz nunca ter chegado longe em Hollywood, permanece um mistério.






Relativamente à história, o guião de Charles Edward Pogue não possui a genialidade do filme anterior, parecendo mais tarefeiro e repetitivo e tirando a reviravolta final não injecta muitas mais surpresas. 









Pogue alegou ter escrito um guião muito mais profundo com um fio condutor diferente e muitas mais reviravoltas, mas a Universal Pictures sedenta da fórmula "teen slasher" reescreveu-o tornando-o mais fácil de digerir, sendo patente na estrutura do filme 









com parte dele a apelar a algo mais, entrando nos domínios do thriller de horror mais atmosférico e a outra parte mergulhada de cabeça num "slasher" do "entra e desata a cortar" ao jeito de um Jason Voorhees ou Michael Myers.











Com outro realizador no comando talvez "Psycho III" não fosse muito além da mediocridade, mas Perkins dá-lhe um visual único, estranho e bizarro, artístico sem ser pretensioso, desconfortável mas ao mesmo tempo apelativo, resultando numa grande segunda sequela para um supremo clássico. 





"Psycho III" fracassou injustamente nas bilheteiras, congelando para sempre a carreira de Perkins, sendo o quarto filme da série já produzido em orçamento reduzido para formato televisivo. 











Como qualquer bom filme incompreendido na altura de estreia, hoje é revisto como uma obra-de-culto e um dos mais geniais primeiros filmes de um actor. 
"Psycho III" merece ser redescoberto e apreciado como uma das melhores sequelas de um filme de terror dos anos 80.




Género: Horror / Thriller / Mistério.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 93 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Gva8w9DV-Jc

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...