Translate

terça-feira, 16 de abril de 2013

Red Scorpion (1988)

"Escorpião Vermelho" de Joseph Zito com Dolph Lundgren, M.Emmet Walsh, Al White, T.P.McKenna, Carmen Argenziano, Alex Colon, Ruben Nthodi & Brion James.

O Tenente Nikolai Rachenko (Dolph Lundgren), um soldado da Spetsnaz (Forças Especiais Russas) é enviado pelo seu superior o General Vortek (T.P.McKenna) a África para assassinar Ango Sundata (Ruben Nthodi) um líder revolucionário contra a ocupação soviética no seu País. Se de início funciona como uma fria máquina assassina, Rachenko muda de lado ao constatar como as tropas Russas e os seus aliados Cubanos tratam os locais através de repressão e assassinatos. Une-se assim a Kallunda (Al White), o número 2 de Sundata e a um jornalista americano Dewey (M.Emmet Walsh) na luta contra o inimigo opressor...





Nikolai Rachenko (Dolph Lundgren)

Terceiro filme de Dolph Lundgren depois de "Rocky IV" ('85) e "Masters of Universe" ('87) e dirigido por um especialista do género, Joseph Zito (dos veículos de Chuck Norris - "Missing in Action" de '84 e "Invasion U.S.A." de '85), "Red Scorpion" é um filme recheado da acção com o tema da Guerra Fria como pano de fundo possuindo certas semelhanças com o terceiro filme de Rambo também estreado em '88. 






Nikolai & Krasnov (Brion James)


Filmado em Joanesburgo na África do Sul, foi uma produção deveras complicada que se ressentiu no resultado final, pois "Red Scorpion" ao romper com o boicote internacional contra o País pela prática do Apartheid tendo sido lá filmado levou a poderosa Warner Bros. a desistir de distribuir o filme, deixando a equipe técnica e actores parados cerca de 3 meses à espera que outro Estúdio pegasse na produção. 





Nikolai & Dewey (M.Emmet Walsh)

Quando finalmente ficou completo, dos iniciais 8 milhões investidos, ascendeu para o dobro e certos actores com compromissos profissionais nos E.U.A. tiveram que desistir do filme como é o caso do malogrado actor de personagens-tipo Brion James que desaparece misteriosamente da trama sem que a sua saída seja explicada. 





Lançado finalmente em Abril de '89 depois de quase 1 ano guardado na gaveta, acabou sendo um fracasso de bilheteiras na altura, mas tornou-se um filme-de-culto nos anos seguintes em video.








Tecnicamente, "Red Scorpion" é um filme com sequências de acção bem encenadas, o que prova que Zito com um orçamento acima da média consegue entregar um filme visualmente competente, embora seja ineficiente nos restantes campos, especialmente na direcção de actores.






Dolph ainda pouco maduro à frente das câmaras repete a sua postura fria, sem emoção e de poucas palavras do personagem que lhe deu a fama, Ivan Drago, mas a sua postura imponente aliada à entrega espirituosa das deixas, reservaria ao actor uma carreira prolífera como actor de acção. 







General Zayas (Carmen Argenziano)

Lundgren é a perfeita máquina de matar e caso tivesse se estreado no cinema no início dos anos 80 em vez de a meio, poderia ter sido o escolhido para o Terminator em vez de Schwarzenegger, e isto sem querer tirar o mérito a Arnold no papel que lhe trouxe a fama, porque além da sua portentosa presença no ecrã, Dolph rodou grande parte das suas sequências de acção sem recorrer ao uso de duplos.






Em suma, "Red Scorpion" é um filme só para fãs do género de acção mais sério, rude e espalhafatoso. Ao contrário de outros filmes do género da década de 80, aqui não há lugar para toques de comédia para aligeirar o tom do filme, pois Zito e Lundgren vão directos ao assunto, só parando com metade de África do Sul em chamas e os vilões soviéticos e cubanos todos massacrados...


Género: Acção / Aventura / Guerra.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A. / África do Sul.

Duração: 105 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=56ZqVA6AUZo

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...