Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Striking Distance (1993)

"Zona de Impacto" de Rowdy Herrington com Bruce Willis, Sarah Jessica Parker, Dennis Farina, Tom Sizemore, Robert Pastorelli, Brion James, Timothy Busfield, Andre Braugher, Mike Hodge, Tom Atkins & John Mahoney.

Tom Hardy (Bruce Willis), um irlandês e polícia de quinta geração em Pittsburgh, está mal visto no Departamento por estar em Tribunal acusando o próprio parceiro e primo materno direito de descendência italiana Jimmy Detillo (Robert Pastorelli) de má conduta profissional. Ao mesmo um assassino em série à solta, que larga os corpos mutilados no rio Hudson, é localizado e após uma alucinante perseguição este acaba por escapar matando a sangue frio o pai de Hardy, o condecorado Tenente Vince Hardy (John Mahoney). A tragédia não acaba na família quando Jimmy se suicida não aguentando o poder vir a deixar de ser polícia para profunda tristeza do pai, o Capitão Nick Detillo (Dennis Farina) e do seu irmão também polícia, Danny (Tom Sizemore) e todo o Departamento especialmente o Detective Eddie Eiler (Brion James) culpam Tom pelo sucedido. Anos depois, um amargurado Tom Hardy trabalha agora na Patrulha do rio Hudson e tem como parceira a noviça Jo Christman (Sarah Jessica Parker), mas ecos do passado retornam quando novos cadáveres começam a aparecer metodicamente no rio de forma a que Tom os encontre. O assassino em série está de volta, disposto a jogar com Tom que caído em desgraça conta apenas com ajuda de Jo para capturá-lo e acabar com o pesadelo de vez...



Bruce Willis, Dennis Farina & John Mahoney



Dirigido por Rowdy Herrington ("Roadhouse" de '89) é um filme feito à medida para o herói de acção Bruce Willis, fresco dos sucessos dos dois primeiros "Die Hard" ('88 e '90) e vindo do "The Last Boy Scout" ('91). 







Hardy (Bruce Willis) & Eddie (Brion James)

O argumento é inverossímil q.b. tentando ainda por cima incluir ao máximo pequenas histórias adicionais a acontecerem em simultâneo tornando assim o conjunto algo difuso e saturante.







Willis é mestre em compor personagens sofríveis que estão no sítio errado à hora errada e o seu Tom Hardy está na linha de um John McClane ou de Joe Hallenbeck, mas menos espirituoso e de semblante mais carregado. 





Danny Detillo (Tom Sizemore)

Ao seu lado, e uma das mais-valias do filme, é o excelente elenco secundário composto pelos melhores actores de personagens-tipo da altura: Dennis Farina (da série de TV "Crime Story" de '86 e "Get Shorty" de '95), o ex-agente da polícia na vida real sempre carismático e competente nos seus usuais papéis de polícia ou mafioso; Tom Sizemore ("Natural Born Killers" de '94) também no seu usual extrovertido desempenho; 



Jo (Sarah Jessica Parker)

Robert Pastorelli ("Eraser" de '96) dando vida ao exagerado e caricatural vilão; John Mahoney ("The Russia House" de '90 e da série de TV "Frasier" de '93), o calmo e ponderado veterano da polícia; Sarah Jessica Parker (da série de TV "Sex and the City" de '98) no seu auge como o interesse amoroso de Hardy; o actor de culto Tom Atkins (habitual colaborador de John Carpenter em "The Fog" de '80 e "Escape from New York" de "81) e finalmente, o malogrado Brion James ("48 Hrs." de '82, "Tango & Cash" de '89 e "The Player" de '92) como o embirrento polícia que embate contra Hardy.








A escolha do elenco foi assim perfeita com cada actor a assentar no seu personagem como uma luva. 
A título de curiosidade, Bruce Willis aparece aqui com cabelo, muito provavelmente extensões e Sarah Jessica no seu auge tem um papel sensualmente apelativo.







Tecnicamente, as sequências de acção estão bem dirigidas, especialmente a perseguição inicial e o clima apesar de tarefeiro para um thriller de mistério, cumpre com rigor na parte da acção mais virada para o cinema de entretenimento. 







A título de curiosidade, "Striking Distance" que fracassou nas bilheteiras e que por esta altura, depois dos falhanços dos anteriores filmes como "The Bonfire of Vanities" e "Hudson Hawk" (ambos de '90) e "Death Becomes Her" ('92), se não fosse Butch em "Pulp Fiction" que deu novo fòlego à carreira de Willis, provavelmente nem os êxitos passados de "Die Hard" salvariam o actor de se afundar no série-B directo para vídeo.







Em suma, "Striking Distance" como thriller de mistério é pouco profundo e nada memorável, fruto de um guião incongruente, mas como veículo de acção para Bruce Willis, e embora não sendo um dos seus melhores momentos, cumpre com a sua hora e meia de entretenimento.



Género: Acção / Crime / Mistério / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 102 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=7uRg7ZanBlE

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...