Tom Hardy (Bruce Willis), um irlandês e polícia de quinta geração em Pittsburgh, está mal visto no Departamento por estar em Tribunal acusando o próprio parceiro e primo materno direito de descendência italiana Jimmy Detillo (Robert Pastorelli) de má conduta profissional. Ao mesmo um assassino em série à solta, que larga os corpos mutilados no rio Hudson, é localizado e após uma alucinante perseguição este acaba por escapar matando a sangue frio o pai de Hardy, o condecorado Tenente Vince Hardy (John Mahoney). A tragédia não acaba na família quando Jimmy se suicida não aguentando o poder vir a deixar de ser polícia para profunda tristeza do pai, o Capitão Nick Detillo (Dennis Farina) e do seu irmão também polícia, Danny (Tom Sizemore) e todo o Departamento especialmente o Detective Eddie Eiler (Brion James) culpam Tom pelo sucedido. Anos depois, um amargurado Tom Hardy trabalha agora na Patrulha do rio Hudson e tem como parceira a noviça Jo Christman (Sarah Jessica Parker), mas ecos do passado retornam quando novos cadáveres começam a aparecer metodicamente no rio de forma a que Tom os encontre. O assassino em série está de volta, disposto a jogar com Tom que caído em desgraça conta apenas com ajuda de Jo para capturá-lo e acabar com o pesadelo de vez...
Bruce Willis, Dennis Farina & John Mahoney |
Dirigido por Rowdy Herrington ("Roadhouse" de '89) é um filme feito à medida para o herói de acção Bruce Willis, fresco dos sucessos dos dois primeiros "Die Hard" ('88 e '90) e vindo do "The Last Boy Scout" ('91).
Hardy (Bruce Willis) & Eddie (Brion James) |
O argumento é inverossímil q.b. tentando ainda por cima incluir ao máximo pequenas histórias adicionais a acontecerem em simultâneo tornando assim o conjunto algo difuso e saturante.
Willis é mestre em compor personagens sofríveis que estão no sítio errado à hora errada e o seu Tom Hardy está na linha de um John McClane ou de Joe Hallenbeck, mas menos espirituoso e de semblante mais carregado.
Danny Detillo (Tom Sizemore) |
Ao seu lado, e uma das mais-valias do filme, é o excelente elenco secundário composto pelos melhores actores de personagens-tipo da altura: Dennis Farina (da série de TV "Crime Story" de '86 e "Get Shorty" de '95), o ex-agente da polícia na vida real sempre carismático e competente nos seus usuais papéis de polícia ou mafioso; Tom Sizemore ("Natural Born Killers" de '94) também no seu usual extrovertido desempenho;
Jo (Sarah Jessica Parker) |
Robert Pastorelli ("Eraser" de '96) dando vida ao exagerado e caricatural vilão; John Mahoney ("The Russia House" de '90 e da série de TV "Frasier" de '93), o calmo e ponderado veterano da polícia; Sarah Jessica Parker (da série de TV "Sex and the City" de '98) no seu auge como o interesse amoroso de Hardy; o actor de culto Tom Atkins (habitual colaborador de John Carpenter em "The Fog" de '80 e "Escape from New York" de "81) e finalmente, o malogrado Brion James ("48 Hrs." de '82, "Tango & Cash" de '89 e "The Player" de '92) como o embirrento polícia que embate contra Hardy.
A escolha do elenco foi assim perfeita com cada actor a assentar no seu personagem como uma luva.
A título de curiosidade, Bruce Willis aparece aqui com cabelo, muito provavelmente extensões e Sarah Jessica no seu auge tem um papel sensualmente apelativo.
Tecnicamente, as sequências de acção estão bem dirigidas, especialmente a perseguição inicial e o clima apesar de tarefeiro para um thriller de mistério, cumpre com rigor na parte da acção mais virada para o cinema de entretenimento.
A título de curiosidade, "Striking Distance" que fracassou nas bilheteiras e que por esta altura, depois dos falhanços dos anteriores filmes como "The Bonfire of Vanities" e "Hudson Hawk" (ambos de '90) e "Death Becomes Her" ('92), se não fosse Butch em "Pulp Fiction" que deu novo fòlego à carreira de Willis, provavelmente nem os êxitos passados de "Die Hard" salvariam o actor de se afundar no série-B directo para vídeo.
Em suma, "Striking Distance" como thriller de mistério é pouco profundo e nada memorável, fruto de um guião incongruente, mas como veículo de acção para Bruce Willis, e embora não sendo um dos seus melhores momentos, cumpre com a sua hora e meia de entretenimento.
Género: Acção / Crime / Mistério / Thriller.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 102 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=7uRg7ZanBlE
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário