O egocêntrico Taylor (Michael Biehn), um promotor público e o seu melhor amigo, Harold (Matt Craven), um químico partilham a paixão pela escalada, um "hobby" que levam demasiado a sério pondo-o inclusive à frente das próprias carreiras e família. Um dia enquanto escalam encontram Philip Claiborne (Raymond J.Barry), um bilionário de meia-idade que pretende reunir uma equipe capaz numa expedição aos Himalaias para atingirem o pico do K2, a segunda montanha mais alta do Mundo. O temerário e insistente Taylor consegue que Claiborne os ponha no grupo, contra vontade do líder da expedição, Dallas (Luca Bercovici), rival de Taylor. Achando-se capazes de tal façanha, o grupo embarca na perigosa demanda, pois o K2 revela-se uma montanha complicada e no caminho até ao topo muito pode acontecer...
Matt Craven como Harold |
Brilhantemente filmado com a cinematografia a captar nas proporções certas a magnitude e beleza natural da cordilheira de montanhas dos Himalaias, "K2" é um filme de sobrevivência bastante realista, livremente baseado numa história verídica e um dos melhores já filmados sobre escalada.
Michael Biehn como Taylor |
Michael Biehn, um dos actores mais subestimados de Hollywood entrega-nos uma vez mais uma grande performance na pele do "yuppie" Taylor, um narcisista que usa tudo e todos para atingir os seus fins até ser confrontado com o desafio final que acaba por mudá-lo para sempre.
Ao seu lado, Matt Craven é genial como o pacato químico Harold que deixa a mulher, interpretada pela actriz Julia Nickson de "Rambo - First Blood - Part II ('85) e o seu filho bebé para viajar para o outro lado do Mundo seguindo a ganância desenfreada do seu descomprometido melhor amigo, mas quando confrontado pela esposa, Harold acaba por confessar que ir só para apoiar Taylor é apenas uma desculpa, pois ele próprio só se sente verdadeiramente vivo escalando.
Dallas (Luca Bercovici) & Taylor |
Mais do que a perigosa e emocionante aventura em si, "K2 - The Ultimate High" é também um estudo dos personagens sobre os valores da amizade; a condição humana perante as adversidades; os conflitos internos dos intrépidos alpinistas ao longo da jornada e da adrenalina do viver no limite para alcançar um sonho impossível.
O cume do K2 |
Infelizmente, "K2" passou ao lado de tudo e todos aquando a sua estreia em '91, não tendo sido nomeado para qualquer prémio (nem mesmo a excepcional cinematografia), permanecendo um filme obscuro, tornado de culto.
O insucesso do filme travou a carreira de Franc Roddam que nunca mais voltou a filmar uma longa-metragem para cinema e congelou a carreira de Michael Biehn em Hollywood que não teria mais nenhum papel de relevo.
Estamos vivos!! |
Fãs de filmes sobre sobrevivência em regiões inóspitas, da natureza e de emoções fortes irão adorar "K2" cujo único ponto fraco, para além de se tornar excessivamente melodramático no III Acto, é o final ser algo abrupto, como se o orçamento tivesse acabado, mas não é isso que lhe retira a qualidade.
Género: Aventura / Drama / Desporto / Biografia.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A. / Japão / Reino Unido.
Duração: 102 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=AVUnNc_K9Co
Classificação: 9/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário