Um grupo de condutores já multados por infracções graves na estrada incluindo o espirituoso Dana Cannon (John Murray); a técnica da NASA Amy (Jennifer Tilly); a septuagenária com sérios problemas de visão Emma (Clara Peller); um obcecado por filmes de terror Wink (Ned Eisenberg) e a dona de casa hipocondríaca Joan (Wendie Jo Sperber) são sentenciados em Tribunal pela Juíza Henderson (Sally Kellerman) a atenderem a escola nocturna de Trânsito. Caso não passem no exame final, os seus carros apreendidos pelo Município irão a leilão e ficarão para sempre sem as suas licenças de condução. Mas tudo não passa de um plano da Juíza com o temível polícia de trânsito Halik (James Keach), que será o formador e se encarregará que ninguém passe para depois dividirem o dinheiro com a venda dos carros. Conseguirá o extrovertido grupo de inadaptados condutores recuperarem os seus carros e licenças de volta furando assim o ganancioso plano dos dois?
Com o grande sucesso da comédia "Police Academy" do ano anterior, o Estúdio pressionou o seu criador Neal Israel para a par com as sequelas do mesmo, criar outro filme semelhante parodiando à mesma uma Instituição segundo um filão iniciado com o êxito de "Stripes" com Bill Murray em '81 sobre um grupo de inadaptados na Academia Militar.
Dana (John Murray) & Amy (Jennifer Tilly) |
Israel pôs mãos à obra e em menos de 6 meses, escreveu e dirigiu "Moving Violations", uma divertida comédia recheada de "gags" hilariantes, co-escrita por Pat Proft, o habitual colaborador do trio de comédia "non-sense": Zucker / Abrahams / Zucker que nos trouxeram entre outros "Airplane!" ('80) ou "The Naked Gun: from the files of Police Squad!" ('88).
Emma (Clara Peller) |
A estrutura da narrativa, a história, a comédia de situação e os seus personagens caricaturais cheios de problemas que os impedem de exercer a função, mas que acabam por conseguir (aqui em vez de aspirantes a polícias, são retornados à escola de condução) estão completamente na linha de "Police Academy", capitalizando obviamente no sucesso do mesmo.
Jeff (Willard E.Pugh) & Wink (Ned Eisenberg) |
Não sendo pretensioso e não aspirando a muito mais do que entreter o espectador pouco exigente, "Moving Violations" cumpre com os criativos "gags" que nos põem a rir de minuto a minuto.
Dana & o Agente Halik (James Keach) |
Na parte do elenco, "Moving Violations" juntou três irmãos menos famosos das estrelas: John Murray (irmão mais novo de Bill Murray), James Keach (irmão mais novo de Stacy Keach) e DeDee Pfeiffer (irmã mais nova de Michelle Pfeiffer) que não chegaram muito longe nas suas respectivas carreiras e ofereceu a estreia em cinema ao futuro nomeado para um Oscar, Don Cheadle num curto papel como o empregado do drive-in e o primeiro papel de protagonista a Jennifer Tilly.
O veterano Robert Conrad, arrependido de ter recusado o papel do Comandante Lassard (interpretado por George Gaynes na franchise "Police Academy"), aparece aqui como o Chefe da Polícia, sem ser creditado.
Em suma, "Moving Violations" é o típico veículo ligeiro, alegre, extrovertido e espirituoso que definiu a década de 80, sendo recomendado a um espectador que aprecie um tipo de comédia mais brejeira e descontraída.
Género: Comédia.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 90 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BKU85IV0_Bw
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário