Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Moving Violations (1985)

"Os Gloriosos Malucos da Academia do Volante" de Neal Israel com John Murray, Jennifer Tilly, James Keach, Brian Backer, Ned Eisenberg, Clara Peller, Wendie Jo Sperber, Lisa Hart Carroll, Fred Willard, Ben Mittleman, Willard E.Pugh, Don Cheadle, Dedee Pfeiffer, Robert Conrad & Sally Kellerman.

Um grupo de condutores já multados por infracções graves na estrada incluindo o espirituoso Dana Cannon (John Murray); a técnica da NASA Amy (Jennifer Tilly); a septuagenária com sérios problemas de visão Emma (Clara Peller); um obcecado por filmes de terror Wink (Ned Eisenberg) e a dona de casa hipocondríaca Joan (Wendie Jo Sperber) são sentenciados em Tribunal pela Juíza Henderson (Sally Kellerman) a atenderem a escola nocturna de Trânsito. Caso não passem no exame final, os seus carros apreendidos pelo Município irão a leilão e ficarão para sempre sem as suas licenças de condução. Mas tudo não passa de um plano da Juíza com o temível polícia de trânsito Halik (James Keach), que será o formador e se encarregará que ninguém passe para depois dividirem o dinheiro com a venda dos carros. Conseguirá o extrovertido grupo de inadaptados condutores recuperarem os seus carros e licenças de volta furando assim o ganancioso plano dos dois?




Com o grande sucesso da comédia "Police Academy" do ano anterior, o Estúdio pressionou o seu criador Neal Israel para a par com as sequelas do mesmo, criar outro filme semelhante parodiando à mesma uma Instituição segundo um filão iniciado com o êxito de "Stripes" com Bill Murray em '81 sobre um grupo de inadaptados na Academia Militar. 




Dana (John Murray) & Amy (Jennifer Tilly)

Israel pôs mãos à obra e em menos de 6 meses, escreveu e dirigiu "Moving Violations", uma divertida comédia recheada de "gags" hilariantes, co-escrita por Pat Proft, o habitual colaborador do trio de comédia "non-sense": Zucker / Abrahams / Zucker que nos trouxeram entre outros "Airplane!" ('80) ou "The Naked Gun: from the files of Police Squad!" ('88). 





Emma (Clara Peller)

A estrutura da narrativa, a história, a comédia de situação e os seus personagens caricaturais cheios de problemas que os impedem de exercer a função, mas que acabam por conseguir (aqui em vez de aspirantes a polícias, são retornados à escola de condução) estão completamente na linha de "Police Academy", capitalizando obviamente no sucesso do mesmo.




Jeff (Willard E.Pugh) & Wink (Ned Eisenberg)

Não sendo pretensioso e não aspirando a muito mais do que entreter o espectador pouco exigente, "Moving Violations" cumpre com os criativos "gags" que nos põem a rir de minuto a minuto.








Dana & o Agente Halik (James Keach)

Na parte do elenco, "Moving Violations" juntou três irmãos menos famosos das estrelas: John Murray (irmão mais novo de Bill Murray), James Keach (irmão mais novo de Stacy Keach) e DeDee Pfeiffer (irmã mais nova de Michelle Pfeiffer) que não chegaram muito longe nas suas respectivas carreiras e ofereceu a estreia em cinema ao futuro nomeado para um Oscar, Don Cheadle num curto papel como o empregado do drive-in e o primeiro papel de protagonista a Jennifer Tilly. 





O veterano Robert Conrad, arrependido de ter recusado o papel do Comandante Lassard (interpretado por George Gaynes na franchise "Police Academy"), aparece aqui como o Chefe da Polícia, sem ser creditado.







Em suma, "Moving Violations" é o típico veículo ligeiro, alegre, extrovertido e espirituoso que definiu a década de 80, sendo recomendado a um espectador que aprecie um tipo de comédia mais brejeira e descontraída.

Género: Comédia.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 90 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BKU85IV0_Bw

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...