1944. França. Um grupo de insubordinados americanos composto pelo Tenente Robert Yeager (Bo Svenson) e pelos soldados Canfield (Fred Williamson), Nick (Michael Pergolani), Berle (Jackie Basehart) e Tony (Peter Hooten) ao serem transportados para uma Prisão Militar escapam, quando a comitiva é atacada pelos alemães. Com o objectivo de fugirem para a Suiça, País neutro na Segunda Grande Guerra, acabam perdidos nos bosques, atacando o que julgam ser uma coluna alemã. Descobrem mais tarde pela Resistência Francesa que aniquilaram uma equipe de comandos sobre disfarce cuja missão é atacar um comboio das S.S. que transporta um novo tipo de mísseis V2. Resolvem então tomar o lugar deles na perigosa missão liderada pelo Coronel Buckner (Ian Bannen) arriscando assim as suas vidas pelo sucesso da mesma...
Gloriosos Patifes |
Dirigido pelo grande Enzo G.Castellari, o rei do "Euro-trash" italiano (filmes de baixo-orçamento inspirados ou muitos deles com histórias directamente copiadas dos filmes dos grandes Estúdios de Hollywood),
Yeager (Bo Svenson) & Canfield (Fred Williamson) |
"Quel maledetto treno blindato" é uma divertida e descontraída obra de acção e aventura em cenário de guerra baseado no clássico de Robert Aldrich, "The Dirty Dozen" ('67) e protagonizado por duas lendas do cinema "grindhouse" americano dos anos 70, Bo Svenson (das sequelas de "Walking Tall" '75 a '77 e "Breaking Point" de '76) e Fred Williamson (um dos ícones da "blaxploitation").
Para o seu género, este filme geriu bastante bem o orçamento usado, nomeadamente na qualidade da reconstituição da época tanto a nível de cenários e guarda-roupa como nas vertiginosas sequências de acção muito bem encenadas e filmadas com um dinâmico trabalho de câmara.
A história é um apanhado de diversas obras do sub-género de guerra "men on a mission film", mas de ambiente ligeiro e divertido característico deste género de cinema despretensioso virado exclusivamente para o entretenimento.
Foi um dos filmes que inspirou Quentin Tarantino, um fã acérrimo do cinema de Castellari, a dirigir o seu "Inglourious Basterds" ('09), que inclusive comprou os direitos do título americano deste filme para poder usá-lo livremente na sua obra.
Adeptos do série-B irão adorar "The Inglorious Bastards", pois todos os lugares-comuns dos filmes de Guerra estão aqui: desde o tenente galardoado, mas insubordinado à hierarquia militar; o negro fala-barato que aqui é promovido a máquina-de-matar sempre de charuto na boca e sem faltar a característica piscadela de olho para a câmara realçando o seu "afro cool"; o racista do grupo que em cada minuto pretende iniciar uma disputa até ao cobarde que acaba por se tornar um herói.
Em suma, " The Inglorious Bastards" é acção emocionante a 120 km/hora, sleazy q.b. e que apesar da sua somente hora e meia de duração, as diversas peripécias que vão acontecendo até à missão final resultam num bom ritmo (de realçar o trabalho de montagem) que nunca cai em tempos mortos e nem deixa nada por contar.
Se não se levar muito a sério é um dos melhores filmes do sub-género. Altamente recomendado!!
Género: Acção / Aventura / Guerra / Comédia.
Fotografia: Côr.
País: Itália / E.U.A.
Duração: 99 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=39pUyYJS5pM
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário