1912. Deserto do Utah. Um grupo de salteadores liderados por um mercenário de chapéu de fedora e blusão de cabedal (Richard Young) encontram numa cave a preciosa Cruz do Coronado. O jovem Indiana Jones (River Phoenix) acreditando que o artefacto pertence a um Museu, rouba-lhes a cruz e é perseguido. Depois de várias peripécias, Indy é apanhado e a cruz volta para o corrupto homem usando um Panamá que contratou os mercenários, mas ganha o respeito de Fedora que lhe oferece o chapéu que será a sua imagem de marca para a vida. O seu pai Henry Jones, Sr. (Alex Hyde-White), sempre imerso na busca do Santo Graal, pouco dá atenção ao sucedido. 36 anos depois, Indy após recuperar a Cruz e eliminando de vez o velho inimigo, regressa à Universidade aonde é coagido a encontrar-se com o negociante de arte Walter Donovan (Julian Glover) que lhe revela que o pai (Sean Connery) foi raptado por Nazis e encontra-se preso num Castelo.
O jovem Indiana Jones (River Phoenix) |
Antes de partir, Indy constata que o pai lhe enviou o diário pessoal com todas as informações sobre o Cálice Sagrado. E assim começa uma nova aventura de Indiana Jones que o vai levar de Veneza para o encontro com a ex-assistente do pai,
Fedora (Richard Young) |
doutora Elsa Schneider (Alison Doody) até à Alemanha para o resgatar, envolvendo os seus velhos amigos Marcus Brody (Denholm Elliott) e Sallah (John Rhys-Davies) numa corrida contra os Nazis para a descoberta do poderoso artefacto...
A demanda de décadas pela Cruz do Coronado |
Terceira aventura de Indiana Jones no cinema cuja acção se situa dois anos depois dos eventos de "Raiders of the Lost Ark" novamente dirigida por Steven Spielberg a partir de uma história de George Lucas, sendo a menos inspirada entrada da trilogia original.
De volta à Universidade |
Marcus & Indy encontram Elsa em Veneza |
os lugares-comuns, os nazis como vilões e até personagens de "Raiders of the Lost Ark" numa atmosfera mais familiar.
Doutora Elsa Schneider (Alison Doody) |
O resultado foi que com isso a série perdeu grande parte da sua originalidade, pois "Last Crusade" parece "Raiders" contado novamente com a excepção que o artefacto é diferente, mas partindo à mesma do tema do catolicismo.
Nas catacumbas |
A pré-aventura oferece-nos o malogrado River Phoenix como o jovem Indy, mas apesar de bem coreografada e editada, toda a sequência é demasiado forçada como se Indy tivesse adquirido todos os componentes da sua imagem de marca desde a cicatriz no queixo, o uso do chicote, a fobia por cobras e o chapéu de abas largas tudo numa única manhã.
No castelo de Grunwald |
Inicialmente, o misterioso mercenário Fedora que oferece o chapéu a Indy seria o arqueólogo Abner Ravenwood, o pai de Marion mencionado em "Raiders", o que faria bastante sentido pois ele é referido como o verdadeiro mentor de Indy,
Capturados |
visto que este nunca se deu com o pai obcecado e de cabeça enfiada nos livros em busca de informações sobre o Graal. Sem nunca terem explicado o porquê, esse pormenor foi simplesmente omitido do filme.
Elsa, a traidora |
Tecnicamente "Last Crusade" está ao nível dos antecessores, usando a maior parte da equipe técnica, mas peca pela falta de originalidade nas sequências de acção
("Raiders" oferece-nos a fabulosa pré-aventura no templo e a longa perseguição ao camião que transporta a Arca; "Doom", a sequência da queda do avião, a perseguição nas minas e o emocionante clímax na ponte ao passo que "Crusade" mostra-nos novamente uma perseguição pelo deserto, desta vez a um tanque e nada de muito mais que seja memorável)
carecendo em grande de momentos emocionantes que agarrem o espectador como nos filmes anteriores e o estilo cai demasiado na comédia parecendo em partes mais uma paródia ao género e aos filmes anteriores do que uma obra séria.
A fuga |
Os diálogos entre Ford e Connery parecem saídos de um filme de "Laurel & Hardy", tornando-se algo repetitivos e cansativos chegados a meio do filme.
Buscar o diário a Berlim |
A ideia de arrastar o pai para a aventura não foi muito feliz logo de ínicio, porque simplesmente não se enquadra no universo de Indiana Jones. Connery tem uma boa performance e faz aquilo que pode, mas está no filme errado.
Indy encontra Adolf Hitler (Michael Sheard) |
Quanto a Ford tem aqui a sua performance menos inspirada como Indy. Em certas cenas aparenta não estar à vontade com o material dado e noutras nota-se o cansaço ou aborrecimento com o personagem ou com o filme.
Fuga do zeppelin |
Apesar de tudo, Ford e Connery partilham uma química que resulta em ecrã, tentando que o espectador aceite o parentesco de pai e filho quando a diferença de idades de ambos é de apenas 12 anos e as cenas em conjunto do duo, têm os seus momentos quando não caiem vertiginosamente no piroso e na comédia familiar.
Marcus Brody (Denholm Elliott) |
Denholm Elliott (Brody) e John Rhys-Davies (Sallah) personagens sérios vindos de "Raiders" passam aqui ao estatuto de alívio cómico para o filme nos impingir ainda mais a atmosfera de paródia.
Sallah (John Rhys-Davies) |
Marcus Brody refere em "Raiders" que se fosse mais novo iria em vez de Indy na busca da Arca da Aliança, o que sugere que quando era mais novo seria um aventureiro como Indy, mas em "Last Crusade" é renegado a um doente de Alzheimer que "até se perde dentro do próprio Museu".
Quanto a Sallah, o seu lugar na trama é quase inexistente, servindo apenas para que "Crusade" evoque o espírito de "Raiders", pois se o seu papel tivesse sido eliminado da montagem final, ninguém notaria a ausência do mesmo.
A perseguição ao tanque |
A sua única participação activa no filme é quando leva os camelos para dar como compensação ao cunhado depois de os Nazis lhe terem destruído o carro emprestado.
Salto de Fé |
Nomeado para 3 Oscars, venceu novamente na categoria de Melhores Efeitos Sonoros e a trilha sonora de John Williams, que nunca nos desilude, recebeu mais uma nomeação.
Elsa redime-se |
Em suma, "Indiana Jones and the Last Crusade" como filme autónomo é uma obra de aventuras leve e descontraída que se vê bem como clássico de "Sessão da Tarde",
agora se comparado com os antecessores e como filme digno de constar nas fantásticas aventuras de Indiana Jones,
Salvar Henry Jones Sr. |
fica muito aquém da criatividade e do ambiente criado pelos dois primeiros filmes, quase como se tivéssemos a ver uma obra de uma franchise diferente.
Um vislumbre de um Ford como o Indy de "Raiders" e "Doom" que possa surgir em determinados momentos do filme é depressa extinto em prol da comédia arlequinada levada ao exagero nas cenas com Connery.
"Indiana...Indiana... let it go..." |
É que em "Last Crusade" nem os vilões funcionam, porque depois da nemesis Renee Belloq; do irascível Major Toth e do arrepiante Mola Ram, somos presenteados com a escassez de ameaça em cena na pele de um frágil Walter Donovan e de uma bonequinha com corpo de modelo que se revela uma perigosa espia alemã...
The End |
Género: Acção / Aventura / Comédia.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 127 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=A7TaY8HWYd8
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Para mim, o pior será sem dúvida a caveira de cristal!!!!!
ResponderEliminarEsse então nem o considero da saga!! :) Obrigado pelo feedback, Carlos.
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