Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

X - The Man with the X-Ray Eyes (1963)

"O Homem dos Olhos de Raio-X" de Roger Corman com Ray Milland, Diana van der Vlis, Harold J.Stone, John Hoyt, Dick Miller, Jonathan Haze, Morris Ankrum & Don Rickles.

O Dr.James Xavier (Ray Milland) é um brilhante cientista que ciente que o olho humano só alcança um décimo de todo o espectro visual, conduz uma experiência que resulta na invenção de uma droga que quando aplicada nos olhos, permite ao usuário ver através dos objectos. Quando a sua assistente a Drª. Fairfax (Diana van der Vlis) o alerta que o projecto pode ficar sem fundos, este contra os conselhos do seu oftalmologista Dr.Sam Brand (Harold J.Stone) decide testar as gotas em si mesmo. Ao início, Xavier fica maravilhado com as possibilidades criadas pelo seu novo mundo visual, mas há medida que o tempo passa torna-se dependente da droga, começando a afectar-lhe o cérebro e todo o seu comportamento. Desenvolvendo uma estranha sensibilidade, o megalómano Dr.Xavier ultrapassa o "simplesmente" ver através de roupas e paredes para a construção de toda uma realidade que o rodeia...




A experiência

Do produtor e realizador Roger Corman, o mestre do série-B e autor do "The Little Shop of Horrors" ('60) ou "The Terror" ('63) entre centenas de outros títulos e o responsável pela estreia no cinema do agora conceituado Jack Nicholson, "X" é um conto fantástico de ficção científica e horror podendo se incluir no sub-género "body horror", 








escrito pelo novelista Ray Russell ("The Incubus" de '82) em parceria com Robert Dillon, funcionando como se tratasse de uma longa-metragem saída de um episódio da clássica série "Twilight Zone" ('59).








Como é usual no cinema deste autor, o orçamento é baixo sendo patente nos cenários e na pobreza dos efeitos especiais, mas Corman compensa a falta de meios filmando de modo criativo 








(como as sequências da câmara em ponto de vista do protagonista) e enérgico, um sólido guião, avançando com a trama rapidamente tornando a obra cativante e os personagens interessantes o suficiente para o espectador se envolver com a história.






Ray Milland como o Dr.James Xavier

O grande Ray Milland, vencedor de um Oscar por "The Lost Weekend" ('45), outrora uma das estrelas mais rentáveis da Paramount Pictures, entrega-nos uma excelente performance como o cientista incauto, num dos seus últimos filmes como a estrela do cartaz. 





Dr.Sam Brand (Harold J.Stone)



Com o profissionalismo e dedicação que sempre lhe foi associado, Milland interpreta o papel num filme de orçamento reduzido da mesma maneira que o seu célebre "Dial M for Murder" ('54) dirigido por Alfred Hitchcock. 










Corman não se fazendo rogado, aproveita os diversos "close-ups" durante a actuação de Milland, enaltecendo assim as suas fantásticas qualidades expressivas dando uma maior profundidade ao filme. 







Diana van der Vlis como a Drª.Diane Fairfax

Diana van der Vlis, aqui no seu segundo filme, faz o que pode no seu papel apenas conveniente para certos artifícios da trama; o actor cómico Don Rickles é o vil aproveitador das faculdades especiais de Xavier e a "entourage" de Corman como Jonathan Haze e Dick Miller aparecem em curtos "cameos".









Em suma, "X" é o filme ideal para apreciadores do universo de Corman: efeitos especiais baratos; 










uma direcção rápida resultando numa rodagem em tempo recorde; cenas omitidas da estreia original por questões de censura ou para manter a duração abaixo dos 80 minutos que se foram perdendo ao longo do tempo, podendo aparecer em algumas edições e noutras não;







o ligeiro toque mais kitsch adequado aos anos 60, através da dança na festa privada e do "gag" nela relacionado e sobretudo, o lado mais "cheesy" e espirituoso que nunca pode faltar neste género de cinema, especialmente nas cenas da feira popular (destaque para a indumentária de Ray Milland nesse contexto). 








"X" é entretenimento mais do que garantido para uma sessão da meia noite e um dos melhores contributos de Corman para o género Sci-fi.








Género: Ficção Científica / Thriller / Horror. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 79 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=E-38qQBofak

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...