Séc.XVIII. Quando o Príncipe Charlie, herdeiro do trono pela casa Stuart, regressa à Escócia para libertar a sua terra do jugo inglês, Jamie Durie (Errol Flynn), o Mestre do Castelo de Ballantrae e um libertino incurável partilhando a cama da sua futura esposa Lady Alison (Beatrice Campbell) com a duma bela aldeã Jessie Brown (Yvonne Furneaux) e o irmão mais novo, Henry (Anthony Steel) aderem à revolta pela independência do País. Por decisão sábia do pai, Lord Durrisdeer (Felix Aylmer), um dos irmãos partirá para a guerra, mas o outro terá de ficar leal aos ingleses para proteger as suas terras e bens. Jamie, depois de uma decisão de moeda ao ar, parte de Ballantrae usando o panache branco, símbolo dos rebeldes. Depois da derradeira derrota na batalha de Culloden, um enfraquecido Jamie regressa a casa acompanhado pelo seu novo amigo irlandês Francis Burke (Roger Livesey) e descobre que se tornou um proscrito, sendo procurado pelos "casacas vermelhas" do Rei Jorge.
Escondido em casa da amante Jessie pede ajuda ao irmão, combinando durante a noite este lhe levar dinheiro perto da falésia para que possa pagar o embarque numa embarcação clandestina, mas chegada à hora é vítima de uma emboscada dos ingleses e é dado como morto.
Errol Flynn como Jamie Durie |
Fugindo num navio pirata em direcção à Índia, Jamie só pensa em enriquecer de modo a poder voltar para a Escócia, reclamar o amor de Alison e se vingar do irmão do qual julga ter sido traído....
Épico de aventuras livremente inspirado no clássico da literatura de Robert Louis Stevenson, baseado em factos históricos e realizado por William Keighley, um dos especialistas do género que dirige novamente a lendária estrela dos filmes de capa e espada, Errol Flynn aqui no seu último filme para a Warner Bros.
Filmado em Technicolor enaltecendo a vivacidade das cores no ecrã através da riqueza da cinematografia de Jack Cardiff, "The Master of Ballantrae" foi um dos últimos clássicos da Era do cinema de aventuras de capa e espada e corsários, antes do género se tornar pouco rentável e começar a desaparecer aos poucos em Hollywood.
Errol Flynn, então com 44 anos e caído em desgraça devido ao alcoolismo resultante do seu estilo de vida libertino e as dívidas que lhe abriram diversos processos em tribunal, lidera o elenco desta co-produção europeia filmada em Inglaterra, Escócia e Itália, acreditando ainda ser uma estrela de peso no outro lado do Atlântico e que este filme lhe ressuscitaria a carreira.
Apesar da perda de parte da boa aparência devido ao seu estilo de vida resultando também nuns quilos a mais, Flynn interpreta Jamie Durie com o profissionalismo e dignidade necessários para que a obra receba o seu cunho pessoal e embora não tendo a mesma agilidade de outrora nos duelos de esgrima, todas as sequências estão bastante competentes encenadas por William Keighley
Roger Livesey como Francis Burke |
e mesmo recorrendo mais vezes a duplos, Flynn está lá de coração como no seu auge em "The Adventures of Robin Hood" ('38) ou "The Sea Hawk" ('40). Acompanhando-o Roger Livesey dá o lado mais espirituoso ao filme como o parceiro folião de serviço.
Anthony Steel como Henry Durie |
Visualmente é notório que "The Master of Ballantrae" não beneficiou do mesmo orçamento que os anteriores clássicos do género da época dourada do actor, com a redução dos exteriores filmados nos locais, apostando mais nos cenários em Estúdio e um prazo fixo para o término das filmagens resultando em diversas re-filmagens mais tarde.
O argumento de Herb Meadow é bastante interessante, cativando-nos ao longo de todo o I Acto com uma montagem frenética de Jack Harris a deixar o espectador em constante entusiasmo. A partir do II Acto o filme começa a descarrilar querendo gratuitamente, apelar aos anteriores clássicos de Flynn usando "Captain Blood" ('35) como chamariz, introduzindo uma pequena história dentro da história que não parece pertencer a este filme.
Felizmente o filme volta a recuperar e todo o clímax é fruto de uma encenação fantástica com as delirantes sequências de um Flynn espadachim à moda antiga com a edição de imagem novamente em perfeito ritmo a fazer subir a adrenalina no espectador.
Yvonne Furneaux como Jessie Brown |
"The Master of Ballantrae" pode não ser revisto como um grande filme dentro do género, tendo fracassado nas bilheteiras ditando o fim da carreira legítima de Flynn como uma estrela rentável e foi também ignorado pela crítica,
mas foi a melhor proposta que a Warner Bros. ofereceu ao actor desde "The Adventures of Don Juan" 5 anos antes e é na certa um verdadeiro escape de entretenimento para cerca de 90 minutos bem passados, numa obra para toda a família.
Género: Aventura / Romance / História.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A. / Inglaterra.
Duração: 90 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=T-qGpexYcsU
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário