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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Freaks (1932)

"A Parada dos Monstros" de Tod Browning com Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova, Rosco Ates, Henry Victor, Angelo Rossitto, Daisy & Violet Hilton, Rose Dione, Schlitze, Johnny Eck, Koo Koo, Prince Randian, Elvira & Jenny Lee Snow, Peter Robinson, Frances O´Connor, Olga Roderick, Josephine Joseph, Daisy & Harry Earles.

Num espectáculo de feira repleto de aberrações, a bela trapezista Cleópatra (Olga Baclanova) usa Hans (Harry Earles), o apresentador anão que por ela está apaixonado, no intuito de se casar com ele para herdar a imensa fortuna. Ao mesmo tempo, vive um affair com o sem-escrúpulos Hercules (Henry Victor), recém-separado de Vénus (Leila Hyams), que está dentro do esquema. A ex-noiva anã de Hans, Frieda (Daisy Earles) tenta alertá-lo sobre as verdadeiras intenções de Cleópatra, mas o pequeno milionário estando completamente cego, avança com a ideia do casamento. 






Os Freaks...

Durante o copo-de-água e estando embriagada, Cleópatra revela-se finalmente expressando o autêntico nojo que nutre por todos os freaks presentes, incluindo as siamesas (Daisy & Violet Hilton); 






Metade-Homem (Johnny Eck)

o homem-salsicha (Prince Randian); a metade mulher - metade homem (Josephine Joseph); o metade-homem (Johnny Eck); os cabeças-de-alfinete Zip & Pip (Elvira & Jenny Lee Snow); o esqueleto-humano (Peter Robinson) entre muitos outros. Juntos resolvem vingar-se da discriminação infligida, tornando Cleópatra num deles...






Pinheads (Elvira & Jenny Lee Snow) & Phroso (Wallace Ford)



Provavelmente o primeiro filme exploitation da história do cinema, realizado por Tod Browning que dirigiu 1 ano antes Bela Lugosi no clássico "Dracula", para a Metro-Goldwyn Mayer, "Freaks" é um polémico e bizarro filme sobre a vida numa feira de sórdidas atracções, contando com verdadeiros artistas portadores de anomalias físicas contracenando com os actores do filme.






Madame Tetrallini (Rose Dione)

Sugerido pela história de "Tod" Robbins, "Spurs", Browning constrói um drama quase documental sobre a vida destes freaks marginalizadas pela sociedade, só encontrando o seu lugar como aberrações de feira para choque e gáudio das massas, mas possuidores de uma inocência e amor ao próximo muito própria e sobretudo de um forte sentido de união entre eles capazes de tudo para se protegerem, tal como nos diz o anunciante no epílogo do filme "metem-se com um, metem-se com todos".




Homem-Salsicha (Prince Randian)

"Freaks" poderia cair na lágrima fácil devido ao tema em questão, mas Browing filma estes não-actores com um tal à vontade nas suas vidas diárias enaltecendo o seu modo de lidarem com as limitações físicas, tornando-os pessoas quase normais aos olhos do espectador, embora possa ferir a sensibilidade dos mais impressionáveis. 






Cleópatra (Olga Baclanova)

Como realizador de horror, Browning injecta a sua imagem de marca na reviravolta final do filme, onde "Freaks" finalmente abraça um dos géneros dos quais foi catalogado, com a vingança destas pessoas especiais contra a cínica Cleópatra resultando num final aberrante que chocou as audiências na altura de estreia.








Diversos actores conhecidos da época como Myrna Loy, Victor McLaglen e Jean Harlow convocados para os papéis principais respectivos de Cleópatra, Hércules e Vénus, recusaram a participação no filme com receio de suicídio de carreira, devido ao conteúdo controverso do mesmo e a tentativa de exploração destas pessoas, numa altura em que ainda se usavam humanos com anomalias físicas como fonte de entretenimento de uma qualquer Feira dos Horrores. 




Hans & Frieda (Harry & Daisy Earles)

Como curiosidades, a relação amorosa no filme entre Hans e Frieda teve de ser bastante moderada devido a Harry e Daisy Earles serem irmãos na vida real; Olga Roderick, a mulher-barbuda, mais tarde arrependeu-se da sua participação no filme, tentando por todos os meios proibir a exibição do mesmo; 






Daisy & Violet Hilton

o verdadeiro final do filme, editado fora depois do fracasso da exibição-teste, que nos mostra o destino de Hércules é umas das mais procuradas relíquias de sempre, pois a infame cena desapareceu do Estúdio uns tempos após a estreia do filme; as gémeas siamesas Daisy e Violet Hilton levaram uma trágica vida real que deu origem ao único crédito como actrizes que tiveram pós-"Freaks", "Chained for Life" ('52) um filme parcialmente fictício, mas baseado em factos verídicos; 




Angeleno (Angelo Rossitto)



Angelo Rossitto, que interpreta o anão Angeleno, foi o único do elenco dos "freaks" que teve longevidade na carreira como actor, destacando-se os seus papéis na famosa série protagonizada por Robert Blake, "Beretta" ('75) ou o Master da dupla Master-Blaster em "Mad Max - Beyond Thunderome" ('85);








"Freaks" foi banido de uma série de Países na altura de estreia e ainda hoje é ilegal em alguns Estados dos E.U.A.; o remake de '67 que recebeu o título "She Freak" é considerado um dos piores e mais repugnantes filmes em existência.





Em suma, "Freaks" apesar de toda a controvérsia, é uma obra memorável que sobreviveu ao teste do tempo e que contrariamente a toda a crítica negativa de que foi alvo, respeita mais do que aquilo que possa ofender, 









ou não fosse a intenção de Tod Browning o de construir uma voraz crítica social sobre a intolerância, questionando ao mesmo tempo o espectador do filme sobre quem será o verdadeiro freak, se os portadores de anomalias físicas se os humanos "normais" que nele vemos...




Género: Drama / Horror / Thriller.  

Fotografia: Preto e Branco.

País: E.U.A.

Duração: 64 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vJVXTKkjsxA

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.




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