Num espectáculo de feira repleto de aberrações, a bela trapezista Cleópatra (Olga Baclanova) usa Hans (Harry Earles), o apresentador anão que por ela está apaixonado, no intuito de se casar com ele para herdar a imensa fortuna. Ao mesmo tempo, vive um affair com o sem-escrúpulos Hercules (Henry Victor), recém-separado de Vénus (Leila Hyams), que está dentro do esquema. A ex-noiva anã de Hans, Frieda (Daisy Earles) tenta alertá-lo sobre as verdadeiras intenções de Cleópatra, mas o pequeno milionário estando completamente cego, avança com a ideia do casamento.
Os Freaks... |
Durante o copo-de-água e estando embriagada, Cleópatra revela-se finalmente expressando o autêntico nojo que nutre por todos os freaks presentes, incluindo as siamesas (Daisy & Violet Hilton);
Metade-Homem (Johnny Eck) |
o homem-salsicha (Prince Randian); a metade mulher - metade homem (Josephine Joseph); o metade-homem (Johnny Eck); os cabeças-de-alfinete Zip & Pip (Elvira & Jenny Lee Snow); o esqueleto-humano (Peter Robinson) entre muitos outros. Juntos resolvem vingar-se da discriminação infligida, tornando Cleópatra num deles...
Pinheads (Elvira & Jenny Lee Snow) & Phroso (Wallace Ford) |
Provavelmente o primeiro filme exploitation da história do cinema, realizado por Tod Browning que dirigiu 1 ano antes Bela Lugosi no clássico "Dracula", para a Metro-Goldwyn Mayer, "Freaks" é um polémico e bizarro filme sobre a vida numa feira de sórdidas atracções, contando com verdadeiros artistas portadores de anomalias físicas contracenando com os actores do filme.
Madame Tetrallini (Rose Dione) |
Sugerido pela história de "Tod" Robbins, "Spurs", Browning constrói um drama quase documental sobre a vida destes freaks marginalizadas pela sociedade, só encontrando o seu lugar como aberrações de feira para choque e gáudio das massas, mas possuidores de uma inocência e amor ao próximo muito própria e sobretudo de um forte sentido de união entre eles capazes de tudo para se protegerem, tal como nos diz o anunciante no epílogo do filme "metem-se com um, metem-se com todos".
Homem-Salsicha (Prince Randian) |
"Freaks" poderia cair na lágrima fácil devido ao tema em questão, mas Browing filma estes não-actores com um tal à vontade nas suas vidas diárias enaltecendo o seu modo de lidarem com as limitações físicas, tornando-os pessoas quase normais aos olhos do espectador, embora possa ferir a sensibilidade dos mais impressionáveis.
Cleópatra (Olga Baclanova) |
Como realizador de horror, Browning injecta a sua imagem de marca na reviravolta final do filme, onde "Freaks" finalmente abraça um dos géneros dos quais foi catalogado, com a vingança destas pessoas especiais contra a cínica Cleópatra resultando num final aberrante que chocou as audiências na altura de estreia.
Diversos actores conhecidos da época como Myrna Loy, Victor McLaglen e Jean Harlow convocados para os papéis principais respectivos de Cleópatra, Hércules e Vénus, recusaram a participação no filme com receio de suicídio de carreira, devido ao conteúdo controverso do mesmo e a tentativa de exploração destas pessoas, numa altura em que ainda se usavam humanos com anomalias físicas como fonte de entretenimento de uma qualquer Feira dos Horrores.
Hans & Frieda (Harry & Daisy Earles) |
Como curiosidades, a relação amorosa no filme entre Hans e Frieda teve de ser bastante moderada devido a Harry e Daisy Earles serem irmãos na vida real; Olga Roderick, a mulher-barbuda, mais tarde arrependeu-se da sua participação no filme, tentando por todos os meios proibir a exibição do mesmo;
Daisy & Violet Hilton |
o verdadeiro final do filme, editado fora depois do fracasso da exibição-teste, que nos mostra o destino de Hércules é umas das mais procuradas relíquias de sempre, pois a infame cena desapareceu do Estúdio uns tempos após a estreia do filme; as gémeas siamesas Daisy e Violet Hilton levaram uma trágica vida real que deu origem ao único crédito como actrizes que tiveram pós-"Freaks", "Chained for Life" ('52) um filme parcialmente fictício, mas baseado em factos verídicos;
Angeleno (Angelo Rossitto) |
Angelo Rossitto, que interpreta o anão Angeleno, foi o único do elenco dos "freaks" que teve longevidade na carreira como actor, destacando-se os seus papéis na famosa série protagonizada por Robert Blake, "Beretta" ('75) ou o Master da dupla Master-Blaster em "Mad Max - Beyond Thunderome" ('85);
"Freaks" foi banido de uma série de Países na altura de estreia e ainda hoje é ilegal em alguns Estados dos E.U.A.; o remake de '67 que recebeu o título "She Freak" é considerado um dos piores e mais repugnantes filmes em existência.
Em suma, "Freaks" apesar de toda a controvérsia, é uma obra memorável que sobreviveu ao teste do tempo e que contrariamente a toda a crítica negativa de que foi alvo, respeita mais do que aquilo que possa ofender,
ou não fosse a intenção de Tod Browning o de construir uma voraz crítica social sobre a intolerância, questionando ao mesmo tempo o espectador do filme sobre quem será o verdadeiro freak, se os portadores de anomalias físicas se os humanos "normais" que nele vemos...
Género: Drama / Horror / Thriller.
Fotografia: Preto e Branco.
País: E.U.A.
Duração: 64 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vJVXTKkjsxA
Classificação: 9/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
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