Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

House of Usher (1960)

"A Queda da Casa Usher" de Roger Corman com Vincent Price, Mark Damon, Myrna Fahey & Harry Ellerbe.

Séc.XIX. O jovem Philip Winthrop (Mark Damon) viaja de Boston para a casa Usher, uma mansão desolada localizada numa área infértil e ladeada por um tenebroso pântano para ver a sua amada Madeline (Myrna Fahey) com quem pretende casar. Lá encontra o irmão mais velho de Madeline, Roderick (Vincent Price) um homem excêntrico que vive enclausurado que se opõe às intenções de Philip, contando-lhe que a linhagem Usher está amaldiçoada desde há séculos e que todos os seus ancestrais desenvolveram um tipo de loucura que os levou à morte. Céptico em relação aos avisos de Roderick e de Bristol (Harry Ellerbe), o fiel mordomo da família há várias gerações, Philip pretende levar Madeline para longe do obcecado irmão, não contando que o mal enraizado na própria casa Usher tudo fará para o impedir...




Produzido pela American International Pictures, responsável por diversos "double-features" de baixo-orçamento desde a década de 50 na qual o rei do série-B, Roger Corman era usual colaborador ocupando as funções de produtor e realizador, 



Vincent Price como Roderick Usher

"House of Usher" é um conto de horror gótico adaptado da pequena história de Edgar Allan Poe "The Fall of the House of Usher" e o primeiro de 8 filmes que Corman filmou sobre as obras de Poe, protagonizados por um dos melhores actores de sempre do género de terror clássico, Vincent Price. 




Rodado em formato Cinemascope, fazendo uso da sinistra cinematografia de Floyd Crosby em technicolor acentuando brilhantemente os tons amarelados e avermelhados característicos da decoração interior da Mansão Vitoriana, 




acompanhados pela arrepiante trilha sonora de Les Baxter e com Roger Corman ao leme construindo uma atmosfera tensa em ritmo lento, mas efectivamente perturbante segundo o excelente e conciso guião do veterano do género Richard Matheson. 







Desde a sua entrada em cena à primeira recitação de diálogo, Vincent Price é deslumbrante e hipnótico de se seguir, dando vida a um personagem do qual nasceu para desempenhar. 







Philip (Mark Damon) & Madeline (Myrna Fahey)

Ao seu lado, Myrna Fahey interpreta a irmã condenada em vida a um destino pior que a morte, sendo o protótipo comum do uso da mulher nos filmes de Price; o pouco expressivo Mark Damon, que faria posteriormente carreira nos euro-westerns de baixo-orçamento, é o jovem obstinado em salvá-la e finalmente, Harry Ellerbe que nos entrega uma performance subtil, mas competente como o fiel mordomo, guardião do segredo da família. 





Com somente 4 actores em cena, o uso limitado dos espaços e a sua curta duração, "House of Usher" lembra uma peça teatral que Corman transpõe com a mestria da sua visão pessoal para uma emocionante longa-metragem cuja extraordinária qualidade do produto final satisfaz por completo. 





Devido a ser baseado num pequeno conto, o guionista Richard Matheson tomou certas liberdades criativas para que a obra funcionasse em formato de filme, mas em que nada afectou ou denigriu o original de Poe.









Em suma, "House of Usher" é um inteligente, eficaz e criativo filme com uma boa direcção artística e reconstituição de época nos cenários e guarda-roupa, contribuindo para isso o excelente trabalho de guião, cinematografia e música, 






unidos pelo estilo intenso, elegante e fluente de Roger Corman, resultando assim num absoluto clássico do cinema de horror gótico, digno do estúdio rival Hammer Films.





Género: Horror. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 79 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=dXpYKCAEOQc

Classificação: 10/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...